Coronavírus em SC: Governo do Estado conquista habilitação de 46 novos leitos de UTI

Uma portaria do Ministério da Saúde (MS) publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 24, habilitou mais 46 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de pacientes de Covid-19 em Santa Catarina. As habilitações atendem quatro unidades hospitalares pelo período de 90 dias.

O Governo do Estado solicitou a habilitação de novos leitos para unidades catarinenses. Em reunião virtual realizada na semana passada, organizada pelo secretário de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, o governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, apresentaram detalhes das medidas de enfrentamento adotadas em Santa Catarina a representantes do Governo Federal e destacaram a necessidade de novas habilitações para atendimento da população.

“A conquista de mais habilitações é fruto do trabalho sério que temos feito em Santa Catarina. Uma das nossas prioridades no enfrentamento à pandemia é reforçar e ampliar a rede pública de atendimento aos pacientes, por isso, já foram criados 502 novos leitos de UTI. A habilitação por parte do Ministério da Saúde é um passo fundamental neste processo para garantir atendimento aos pacientes em todas regiões catarinenses”, destaca o governador.

A portaria 1629 garantiu a habilitação de 11 leitos de UTI para o Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, 15 para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, 10 para o Hospital São José, de Criciúma, e outros 10 para o Hospital Florianópolis, na Capital. Com isso, será repassado um total de R$ 6,624 milhões para essas unidades hospitalares.

A habilitação tem validade de 90 dias para atendimento exclusivo a pacientes de Covid-19. Os recursos serão disponibilizados aos municípios e Estado de Santa Catarina em parcela única. Por cada diária do leito serão pagos R$ 1,6 mil, o dobro do que normalmente é repassado.

“As habilitações representam reforço para hospitais catarinenses. A equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde está focada em garantir a ampliação e habilitação de leitos de UTI, garantindo assim o pleno acesso da nossa população aos serviços de saúde”, completa o secretário André Motta Ribeiro.

De acordo com o secretário de Articulação, a pasta vem buscando ampliar a aproximação entre os governos Federal e Estadual e celeridade nas demandas. “Recebemos uma missão e vamos trabalhar por ela. Fico feliz, pois os resultados já estão aparecendo. Agora, vamos dar sequência nas próximas ações, para que assim, num trabalho em conjunto, o Governo possa oferecer cada vez mais qualidade de vida às famílias catarinenses e a expectativa de um futuro melhor”, finaliza Lucas Esmeraldino, destacando que seguirá buscando novas habilitações, já solicitas pela secretaria de Estado da Saúde, visando reforçar ainda mais os hospitais catarinenses. 

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Fonte: Fabrício Escandiuzzi/SaúdeSC