Por SC: reunião busca agilizar construção do canal extravasor da barragem de José Boiteux

Uma antiga reivindicação do Estado Catarinense está preste a sair do papel. Na tarde desta quinta-feira (18), o secretário de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, em reunião com a coordenadora geral de Análise Política Social, Luz Marilda de Moraes, acompanhou o andamento no Ministério do Desenvolvimento Regional, da autorização concedida pelo Ibama, para a construção do canal extravasor na barragem norte de José Boiteux, assim como o cercamento da estrutura e manutenção do talude que fica às margens do Rio Hercílio, além da troca de todos os equipamentos que foram destruídos, seja por erosão ou depredação.

A representante do Governo Federal garantiu agilidade da União, para que assim, a Defesa Civil catarinense consiga lançar a licitação, com possibilidade de começar a construção do canal extravasor ainda neste ano.

“Essa é uma das obras mais importante do nosso Estado, principalmente no caso do canal extravasor, que beneficiará mais de um milhão de pessoas, impedindo as inúmeras perdas nas plantações causadas pelas cheias na região. Uma demanda da população catarinense é, e sempre será, a prioridade nossa aqui na articulação nacional”, ressalta o secretário Lucas Esmeraldino.

Ao mesmo tempo que irá gerir esta obra na barragem, o Governo de Santa Catarina também atenderá outra demanda antiga da comunidade indígena, a Reserva Duque de Caxias, que é o estudo de impacto ambiental e social.

Fonte: SAN/GovSC