Trajetória de Lucas Esmeraldino

Lucas de Souza Esmeraldino, tubaronense – é empresário, entusiasta da causa pública e de fazer o bem pelo próximo. Sua atuação dinâmica, colaborativa e transparente junto à comunidade, assim como a capacidade de articulação e o foco por resultados, o credenciaram à Secretaria de Articulação Nacional de Santa Catarina. Formado em Odontologia e com uma visão empreendedora e inovadora, atuou na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, com participação em fóruns estratégicos, a exemplo do  Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), Conselho Estadual de Recursos Hídricos; Conselho Estadual de Desenvolvimento; Conselho Estadual do Meio Ambiente; Conselho Deliberativo do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense; Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação; Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de CT&I; Conselho Nacional do Meio Ambiente; Associação brasileira de entidades estaduais de meio ambiente e Membro Titular do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Lucas nasceu em 1983, filho de Vânio José Esmeraldino e Maria Lígia de Souza Esmeraldino, e casado com Aline Garcia Ferreira com quem tem dois filhos: Lucas e Vittório.  

De origem humilde, o primogênito da família, desde muito cedo, já se destacava com atitudes de liderança, empreendedorismo, respeito ao próximo e a vocação em servir, valores que carrega consigo. Na adolescência, ajudava seus pais na gestão de um minimercado, nas vendas de picolés de carrinho e, mais tarde, como chapeiro na lanchonete da família. Além disso, como a boa parte dos colegas, sempre gostou de praticar esportes, acompanhar a família nas reuniões da igreja e da integração com os amigos nas redondezas do bairro Morrotes, na ‘cidade azul’.

Com o apoio da família, decidiu cursar Odontologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Com a formação (em 2008), Lucas Esmeraldino, além de atender e a administrar seu consultório, passou também a se dedicar ao trabalho voluntário junto ao Exército, às crianças e adolescentes, e seguiu participando, ativamente, de diversas jornadas acadêmicas.

Em 2012, Lucas Esmeraldino colocou seu nome à disposição para disputar vaga na Câmara de Vereadores. Foi eleito, tornando-se o vereador mais votado para a legislatura 2013/2016 e reeleito para o segundo mandato.

Liderança atuante e defensor da família - ao encontro das mesmas bandeiras defendidas pelo governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, e do Presidente da República, Jair Bolsonaro – além do trabalho junto às comunidades, competência de articulação e o foco por resultados, Lucas Esmeraldino foi presidente do PSL-SC (até junho/2019).

De sigla sem nenhuma executiva municipal organizada em março de 2018, o Partido Social Liberal (PSL) de Santa Catarina foi um dos grandes cases de sucesso. Cinco meses depois, já se contabilizou mais de 150 provisórias municipais atuantes. Tudo sob a direção do presidente estadual, escolhido por Jair Bolsonaro, o jovem Lucas Esmeraldino.

Todo o trabalho partidário de Lucas, que aceitou o desafio foi decisivo para o brilhante desempenho do PSL nas eleições em 2018, elegendo governador, seis deputados estaduais e quatro federais. E por muito pouco, o próprio Esmeraldino não conquistou uma cadeira no Senado. Fez história, com 1.161.662 votos.

À convite do Governador do Estado, unindo habilidades, competências e atitudes de quem integrou pessoas e instituições para fazer mais e melhor por nosso Estado, atuou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. Em cada ação, direcionou forças para priorizar as necessidades Estado, como a geração de empregos e de melhor renda.

Atualmente, sem partido, assumiu a Secretaria de Articulação Nacional, empenhando em estreitar ainda mais as relações com o Governo Federal em prol do desenvolvimento de Santa Catarina, mas especialmente, lutando pela transformação para melhor da vida das famílias catarinenses.